Notícias

 
Notícia 15
A AHBV de Abrantes agradece
 
A AHBV de Abrantes agradece a todos os contribuintes que, ao preencherem o IRS, atribuíram aos Bombeiros de Abrantes uma parte do seu imposto. São este pequenos gestos que alimentam e dão ânimo àqueles que arriscam Vida por Vida.
Notícia 14
Dia Mundial do Ambiente
3ª Limpeza Subaquática
 
03.06.2017
A 3ª limpeza subaquática decorreu na barragem de Castelo do Bode, no Hotel Segredos do Vale Manso. Esta edição traz consigo uma inovação, que pretende valorizar os produtos e produtores da região. Em divulgação dos produtores da região – que também vão estar presentes – irão ser colocados debaixo de água garrafas de vinho, frascos de mel e garrafas de azeite. Quem mergulhar para recolher lixo poderá ser presenteado com um destes artigos, caso o encontre. O evento contou com o apoio da CM Abrantes, e a participação de mergulhadores de diversas corporações de bombeiros, do Grupo de mergulho da Guarda Nacional Republicana e de mergulhadores individuais que se associaram ao evento.
Notícia 13
"Como manusear um corpo submerso"
Grupo de Resgate e Salvamento
 
08.04.2017
Os Bombeiros mergulhadores de Tomar participaram, a convite do Grupo de Resgate e Salvamento dos Bombeiros de Abrantes, numa acção de formação teórico-prática de mergulho que se realizou no Quartel dos Bombeiros de Abrantes e em Vale Açor (Fontes – Abrantes).
A componente teórica versou a temática “Como manusear um corpo submerso” e na componente prática todos os participantes puderam praticar alguns tipos de busca subaquática.
O convite efectuado pelo G.R.S. dos Bombeiros de Abrantes, representa mais um passo na criação de trocas de experiências e sinergias entre os dois Corpos de Bombeiros que para além de vizinhos e amigos, dividem entre si uma extensa Área de Actuação Prioritária, representada por cada uma das duas margens concelhias na extensa Albufeira da Barragem do Castelo de Bode.
no facebook
Notícia 12
PROJECTO 35
PACK FORMATIVO DESTINADO A EMPRESAS
 
O PROJECTO 35 surge na sequência do cumprimento da lei relativamente à carga horária de formação certificada que as empresas têm de facultar aos seus trabalhadores. A AHBV de Abrantes, enquanto entidade formadora certificada, possui um leque de formações que permite fazer face às necessidades das empresas.
Este projeto é constituído por um pack de formações com um mínimo de 35 horas. Se a empresa quiser adicionar formações e aumentar, por consequência, a carga horária terá um custo adicional. O Projeto 35 destina-se a todas as empresas e instituições, do sector público e privado, que necessitem de promover formação certificada para os seus colaboradores.
A empresa terá de preencher um formulário de inscrição e assinar um protocolo com a AHBV de Abrantes onde ambos os outorgantes se comprometem a facilitar e a receber, respetivamente, formações certificadas que totalizem, pelo menos, 35 horas.
no facebook
Notícia 11
Escola de Cadetes e Infantes
 
A brincar também se aprende Ordem, disciplina, amizade e cumplicidade fizeram parte de mais um dia da Escola de Cadetes e Infantes. O Clube do Pinhas, no Parque Urbano de São Lourenço, abriu as portas para uma manhã fantástica. Carros a pedais, jogos tradicionais, vólei e um slide, deixaram entusiasmados os nossos Infantes e Cadetes. Foi mais uma manhã que deixou todos felizes, porque a brincar também que aprende!
Notícia 10
Alunos do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) recebem prémio
 
Março de 2017
No âmbito do protocolo assinado com a escola Dr. Manuel Fernandes, desde o ano letivo 2015/2016, para apoio das atividades complementares aos alunos do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), a Associação tem promovido ações de conhecimento sobre temáticas dos bombeiros, as quais têm despertado bastante interesse nestes jovens.
Este ano a direção da Associação, promoveu um concurso interno direcionado aos alunos do PIEF sobre a palavra Bombeiro. Neste concurso os jovens teriam de usar a sua criatividade e os materiais que quisessem. O concurso decorreu durante o mês de Fevereiro. Os trabalhos apresentados revelaram um grande empenho por parte dos participantes. Após a avaliação apresentada, foram premiados a Cristiana Pinto e o Renato Fragoso.
"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final".
Mahatma Gandhi
no facebook
Notícia 9
Assembleia Geral
 
Março de 2017
Assembleia Geral aprova relatório e contas Na última reunião da Assembleia Geral da AHBV de Abrantes, realizada no dia 30 de Março, foi aprovado, por unanimidade, o relatório a contas de 2016, bem como um voto de louvor à direção da associação pela forma rigorosa, empenhada e eficaz com que tem levado a bom porto os desígnios da instituição, cumprindo assim todas as cláusulas estatutárias. Nesta assembleia foram apresentados alguns pontos do plano de atividades do ano em curso, nomeadamente o projeto a ser desenvolvido junto da Freguesia das Fontes.
Notícia 8
Cursos de Técnicas de Elevação de Emergência em Tratores Agrícolas
 
Março de 2017
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, face ao sucesso alcançado com o 1º Workshop dedicado esta temática que decorreu no passado dia 14 de Janeiro, onde participaram Bombeiros oriundos de 14 Corpos de Bombeiros de 3 Distritos, realizará nos próximos dias 25 e 26 de Março, os dois primeiros Cursos de “Técnicas de Elevação de Emergência em Tratores Agrícolas”.
Esta formação irá abordar de forma introdutória as temáticas associadas à elevação de tratores agrícolas, devido à sua elevada taxa de mortalidade associada a esta tipologia de acidente.
A metodologia formativa a seguir passa por uma breve abordagem teórica e uma forte componente prática, privilegiando o “saber fazer” através da realização de exercícios baseados em cenários reais.
Os Cursos devidamente certificados pela DGERT, serão realizados em parceria com o Heavy Rescue Portugal e decorrerão das 09h às 18h no Quartel dos Bombeiros de Abrantes.
Em 2013, Portugal foi o terceiro país da Europa com mais mortes neste tipo de acidentes, superado apenas pela Polónia e pela Itália, e que, segundo dados divulgados, desde 2013 até ao final do ano de 2016, mais de 270 pessoas morreram devido a acidentes com veículos agrícolas.
no facebook
Notícia 7
Curso de Mergulho de Salvamento Público Nível 1
Curso Public Safety Diver Level 1
 
Fevereiro e Março de 2017
O Grupo de Resgate e Salvamento (GRS) dos Bombeiros de Abrantes vai frequentar de 27 de Fevereiro a 5 de Março de 2017 o curso Public Safety Diver.
O curso PSD é um curso que certifica mergulhadores para que possam realizar operações de mergulho de resgate, vocacionado para Bombeiros, Forças Militares e Paramilitares, Agentes de Proteção Civil e Forças de Segurança Publica.
A equipa de mergulho de Abrantes será a 1ª equipa a obter esta certificação em Portugal.
O curso comtempla 42 horas de aulas teoricas e 32 horas de práticas, perfazendo um total de 74 horas.
Notícia 6
GNR APRENDE A SALVAR VIDAS COM BOMBEIROS
 
Fevereiro de 2017
Um grupo de 30 militares da GNR do Destacamento Territorial de Abrantes frequentou o curso de Suporte Básico de Vida promovido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes. Este curso não só reforçou as excelentes relações que existem entre estas duas instituições, como veio habilitar os elementos da GNR de Abrantes de técnicas e metodologias de intervenção e socorro básico a eventuais vítimas. Os militares ficaram com competências para abordar a vítima em segurança, reconhecer a pessoa inconsciente em paragem cardio-respiratória e saber quando pedir ajuda, executar a abordagem básica da via aérea, massagem cardíaca e a posição lateral de segurança, identificar a obstrução de via aérea por corpo estranho e atuar. Neste curso os elementos da GNR aprenderam ainda o algoritmo para obstrução da via aérea por corpo estranho, a posição lateral de segurança (PLS), a cadeia de sobrevivência, os riscos para o reanimador e as fontes de perigo potencial, a importância da posição correta das mãos no tórax e a sincronizar ventilação e compressões torácicas.
no facebook
Notícia 5
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
 
As inscrições deverão ser feitas no Quartel do Bombeiros de Abrantes.
Curso de 90 horas totalmente presencial
Acesso ao CCP (ex-CAP)
Valor: €220,00
Notícia 4
Curso de Suporte Básico de Vida em Pediatria
 
Fevereiro de 2017
Abertas as inscrições nos Bombeiros de Abrantes para um Curso de Suporte Básico de Vida em Pediatria.
Aprenda os procedimentos de reanimação para situações de paragem cárdio-respiratória e desobstrução da via aérea em crianças e bebés.
Uma formação que esperemos que não seja necessária mas no instante em que precisar não arrisque intervir tarde demais.

Inscreva-se!!!
Notícia 3
Curso Mergulho Open Water
 
Fevereiro de 2017
Curso Mergulho Open Water
no facebook
Notícia 2
Escola de Cadetes e Infantes
 
Janeiro de 2017
Primeiro dia depois das férias de Natal. Conheceram três veículos, aprenderam a responder a chamada em formatura e aprenderam três regras fundamentais na missão dos bombeiros SEGURANÇA - SEGURANÇA E SEGURANÇA. Sairam para casa com um sorriso grande nos lábios e nos felizes com mais uma missão cumprida PASSAR OS VALORES FUNDAMENTAIS DA NOSSAS MISSÃO COMO BOMBEIROS.
no facebook
Notícia 1
Mensagem de Ano Novo
 
1 de Janeiro de 2017
Sócios, Amigos e Familiares
Bombeiras e Bombeiros de Abrantes
A todos um Bom Ano de 2017.
Iniciámos a 27 de Maio o nosso segundo mandato e o quarto ano de existência como Associação.
Durante este tempo, procurámos sempre reunir consensos, agrupar sinergias, colaborar e trabalhar com todos em prol de causas humanitárias.
Com a colaboração do Município de Abrantes, com a ajuda sempre pronta da sociedade Abrantina, os Bombeiros de Abrantes enfrentaram todas as adversidades com competência, empenhamento e com a audácia que sempre os caraterizou.
A 16 Dezembro de 1860 foi constituída a Sociedade de Bombeiros Voluntários de Abrantes. Hoje somos a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, a mais jovem Associação do país. Com o espírito de inovação e com as fragilidades que caracterizam a juventude, trazemos também connosco a herança histórica de um corpo de bombeiros com mais de 150 anos ao serviço da população.
Bombeiras e Bombeiros
É com muito orgulho que tenho a honra de me dirigir a todos vós e vos desejar um bom Ano Novo.
Contámos no passado e sabemos que podemos contar no futuro, com a vossa perseverança e a vossa audácia no comprimento da nossa missão.
Estamos juntos pela mesma causa, salvar pessoas e bens. Estamos unidos pela amizade e pelo espírito solidário. A causa humanitária necessita de nós, do nosso esforço, da nossa dedicação, da nossa competência.
Em 2017 vamos ultrapassar todas as vicissitudes da vida para reforçar o nosso espírito de missão.
Bombeiras e Bombeiros de Abrantes,
Sei que não foi fácil o ano que findou, mas, com a competência que já nos habituaram vamos transformar em 2017, o difícil em possível.
Ao terminar quero desejar a TODOS VÓS E ÀS VOSSAS FAMÍLIAS um bom ano de 2017.
O Presidente da Direção
João Furtado no facebook
 

2016

 
17.12.2016
Escola de Cadetes e Infantes - Visita ao CDOS
Logo pela manhã lá estavam no Quartel entusiasmados com a visita de estudo ao CDOS. Para todos uma experiência única, conhecer o cérebro das operações distritais. Na viagem de ida um pouco apreensivos, no regresso a certeza de terem aprendido mais um pouco dessa vida de bombeiro. Um final de trimestre com um passeio entre amigos, e já no regresso com saudades do próximo. Até para o ano e um Santo e Feliz Natal para todos.
 

 
2016
Intermaché de Abrantes oferece equipamento aos bombeiros
O Intermarché de Abrantes ofereceu aos nossos Bombeiros cinco Equipamentos de Proteção Individual, fruto das vendas que fez do livro «As Profissões de um Bombeiro», escrito e ilustrado por Lara Xavier e Raquel Santos, com prefácio de Manuel Luís Goucha. Os Bombeiros de Abrantes agradecem ao Intermarché por terem contribuído mais uma vez para o bom desempenho da sua missão.
 
 
FWI-Fire Weather Index
Índice Meteorológico do Fogo
 

Índice de FWI|FWI Index




© Hélder Silvano Neves | 2000

FWI - Trata-se de um índice que permite valorizar numericamente a intensidade do fogo.
O FWI divide-se em 4 classes de risco:

  • Baixo (0-7);
  • Médio (8-16);
  • Alto (17-24);
  • Muito Alto (25-31);
  • Extremo (32+).

  • Em caso de falha de energia

    Se ficar sem energia eléctrica:
    1 Verifice se os vizinhos têm energia
    2 Se for o unico sem energia,
    verifique no seu quadro eléctrico.
    3 Se continua sem energia
    Contacte a linha de avarias
    800506506
    (grátis 24h)
    indicando:
    código identificação do local (CIL)
    nome do titular do contrato.
    (consulte a sua fatura)